Atividades

Atividades

Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades para educação infantil não serve só para entreter ou distrair. Elas contribuem também para o desenvolvimento adequado das crianças e, consequentemente, para a formação dos futuros cidadãos do mundo.

Dada a importância das dinâmicas em sala de aula, é fundamental que as escolas de educação infantil proponham uma variedade de processos recreativos durante a elaboração do projeto político pedagógico (PPP).

A influência das atividades lúdicas no aprendizado

Brincadeiras e desafios fazem bem ao corpo e à alma de qualquer pessoa. Tanto que muita gente diz que a infância proporciona as melhores lembranças. A criança que ri com os amigos e familiares, se diverte com os colegas e professores da escola e tem momentos de lazer, sente-se motivada a testar e descobrir coisas novas e é mais feliz.

Por trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, as atividades para educação infantil são dinâmicas e precisam fazer parte da rotina da escola, onde as crianças passam boa parte de seus dias. Veja o que essas práticas proporcionam:

Estímulo ao desenvolvimento da criança

Cada brincadeira tem sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento infantil. O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades: imaginar, falar, criar, representar por meio de desenhos, gestos ou textos e assim por diante.

A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual. Em outras palavras, ensina a garotada a pensar e analisar diferentes situações.

Promoção de vínculos e sociabilização

Além de contribuírem com a formação individual de cada criança, as atividades para educação infantil também têm papel importante na sociabilização do público infantil. Afinal, é durante a prática de atividades em grupo que os pequenos aprendem a lidar com perfis diferentes, fazer novas amizades e criar vínculos com pessoas próximas.

Ao conviver com os colegas da escola, a criança assimila o que é companheirismo, desenvolve a tolerância e aprimora suas habilidades de comunicação e negociação. Com o tempo, ela descobre que nem tudo gira em torno de si, e passa a aceitar derrotas e frustrações com a mesma tranquilidade que vivencia vitórias e experiências positivas.